domingo, 3 de fevereiro de 2013

Mockingjay (The Hunger Games #3)


Título: Mockingjay (The Hunger Games Trilogy Volume 3)
Autor: Suzanne Collins
Editora: Scholastic
Versão original em inglês
455 páginas, capa mole

Classificação: *** (3/5)

Terceiro e último livro da trilogia Jogos da Fome. Depois do final do segundo livro estava curiosíssima para saber o rumo que a história iria tomar. Katniss e alguns outros são resgatados da arena da edição especial dos Jogos da Fome em que antigos vencedores de cada distrito participam. Ela é levada para o distrito 13, que se pensava ter sido destruído mas que afinal é o centro das forças rebeldes que pretendem destruir o actual governo. A protagonista torna-se o símbolo da rebelião ao mesmo tempo que tenta preservar a própria vida e resgatar Peeta que ficou nas mãos do governo. 
Este é um livro mais pesado que os anteriores, onde se mostram os horrores de uma guerra que traz baixas para qualquer um dos lados.
Como no livro anterior o começo é lento e pouco rico em acontecimentos, a protagonista perdeu alguma da sua intensidade e parece ser um mero fantoche nas mãos dos rebeldes. No entanto existem outros personagens que ganham maior profundidade e interesse, tal como a sua irmão Prim e o terceiro elemento do triângulo amoroso, Gale. 
À medida que a narrativa avança vai sendo cada vez mais interessante acompanhar os jogos de poder que se vão desenrolando, as estratégias tanto do Capitólio como dos Rebeldes são muito engenhosas e também bastante cruéis. Mais uma vez o triângulo amoroso não parece ser muito bem desenvolvido, Katniss parece ter sempre as mesmas dúvidas e as mesmas discussões chegando a tornar-se bastante insegura. Peeta tem um percurso bem mais interessante ao longo da história apesar de não ser propriamente o protagonista nem o desencadeador de muitos acontecimentos. 
Nota-se a intenção da autora de chocar os leitores ao narrar alguns episódio de guerra, no entanto certos acontecimentos parecem demasiado forçados e despropositados.
O final é surpreendente ainda que não totalmente inesperado se nos formos concentrando mais no comportamento de certos personagens secundários. Finalmente o triângulo amoroso é resolvido de uma forma um pouco desajeitada, depois de páginas e páginas de dúvidas nem nos damos conta das motivações da escolha da protagonista. Um dos aspectos que menos gostei foi o epílogo, que me pareceu muito despropositado, pouco original nada consoante a personalidade da protagonista.
Avaliando a totalidade da trilogia posso dizer que gostei e que valeu a pena a leitura, o conteúdo é bom embora a escrita e o desenvolvimento dos personagens pudessem estar mais bem conseguidos. É bastante viciante após os momentos iniciais mais aborrecido e certamente irá agradar a leitores que gostem de acção e realidades alternativas. 


Sem comentários:

Enviar um comentário