quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Catching Fire (The Hunger Games #2)


Título: Catching Fire (The Hunger Games Trilogy Volume 2)
Autora: Suzanne Collins
Editora: Scholastic
Versão original em inglês
472 páginas, capa mole

Classificação: *** (3/5)

Neste segundo volume da trilogia acompanhamos o regresso a casa de Peeta e Katniss. O facto de se terem mantido ambos vivos é um acontecimento sem precedentes na história dos Jogos da Fome que também é visto por alguns como acto de rebelião . No entanto não se pode dizer que a vida de ambos  tenha regressado à normalidade, para além das suas obrigações protocolares como vencedores e alterações na sua vida pessoal começam a surgir rumores de uma revolta contra o Capitólio. Surge também a comemoração dos 75 anos dos Jogos havendo por isso uma edição especial com novas regras em que ambos se vêm obrigados a participar.
Este segundo livro tem um começo fraco, não havendo nenhum desenvolvimento importante durante muitas e muitas páginas. O triângulo amoroso continua muito presente mas mesmo nessa vertente não há grandes desenvolvimentos. Apenas quando é anunciada a edição especial dos Jogos começa a haver mais acção e intriga na narrativa. O último terço do livro tem um ritmo elevadíssimo que me deixou agarrada ás páginas até chegar ao final, certos elementos são muitíssimo bem conseguidos e existe bastante acção . O final do livro em si é também muito promissor, torna impossível não avançar para o volume seguinte. 
Katniss continua a mostrar-se uma personagem  forte e com um grande instinto de sobrevivência  e espírito de sacrifício mas tem neste segundo volume alguns momentos de fraqueza e falta de controlo. Peeta torna-se também uma personagem mais interessante e com mais protagonismo na história o que me agradou bastante. Gostaria que a autora pudesse fornecer mais detalhes sobre a história de outros personagens, apesar desta história ser contada na perspectiva de Katniss seria interessante saber mais sobre os outros. 
A linguagem continua não muito complexa, certos aspectos, como a geografia de Panem, poderiam estar mais bem descritos para que o leitor pudesse sentir-se mais dentro da história. 
Irei sem dúvida avançar para o volume final da trilogia motivada pelo final emocionante deste segundo livro. 







Sem comentários:

Enviar um comentário