quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Em Parte Incerta


Título: Em Parte Incerta
Autor: Gillian Flynn
Editora: Bertrand Editores
Tradução: Fernanda Oliveira
519 páginas, capa mole

Classificação: **** (4/5)

Amy desaparece no 5º aniversário do seu casamento, a suspeitas recaem imediatamente sobre o seu marido Nick que apresenta comportamentos muito suspeitos. Mas será ele um assassino? Ao longo do livro vamos acompanhar o relato da mulher desaparecida e do seu marido, dois pontos de vista diferentes e muito pouco isentos... 
As duas histórias vão sendo intercaladas: Nick começa a sua narrativa no dia do desaparecimento de Amy e o diário de Amy começa no dia do primeiro encontro dos dois. 
O mote do livro, mais do que um simples caso de detectives em que tentamos encaixar as pistas é: Será que conhecemos realmente quem dorme ao nosso lado? 
Este é um livro que nos faz passar madrugadas a ler, é uma leitura fluída e bem arquitectada com toques de humor negro. O foco central da trama são realmente as personagens, ao longo do livro podemos compor o retrato psicológico dos dois narradores. São personagens complexas e muito interessantes, que escapam à simples classificação de boas ou más. Este thriller tem também temas bem contemporâneos: um casamento que tem que lidar com perdas de emprego, dívidas, doenças na famílias, expectativas elevadas. 
É extremamente rico em reviravoltas no enredo e acontecimentos inesperados que fazem o leitor questionar-se repetidamente sobre o que estará por vir, posso dizer que o final me surpreendeu bastante. 
É uma leitura realmente cativante e intrigante que certamente irá agradar a apreciadores do género e a curiosos sobre a natureza humana.






Sem comentários:

Enviar um comentário