segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

The Hunger Games


Título: The Hunger Games (Hunger Games Trilogy Volume 1)
Autor: Suzanne Collins
Editora: Scholastic
Versão original em inglês
454 páginas, capa mole

Classificação: *** (3/5)

Ouvi falar pela primeira vez da trilogia Jogos da Fome aquando da estreia do filme através de alguns canais literários do Youtube. Fui ver o filme ao cinema e confesso que não fiquei impressionada e não percebi todo o entusiasmo criado à volta destes livros. Entretanto foram surgindo no mercado mundial inúmeras séries do mesmo género: distopias para um público jovem/adulto (YA-young adult) tais como Divergent, Maze Runner, Uglies entre outras.
 As únicas distopias que já havia lido tinham sido Admirável Mundo Novo de Aldous Huxley e 1984 de George Orwell, livros pesados e marcantes que não podem ser comparados com esta obra.
No entanto a premissa da história sempre me cativou, sempre achei que seria um argumento bastante original se bem desenvolvido, e resolvi então não ter preconceitos devido ao facto de serem livros direccionados para um público mais jovem e julgar os livros por mim própria.
Neste futuro criado por Suzanne Collins a América do Norte foi destruída dando origem à nação de Panem constituída pelo Capitólio e por doze distritos, anteriormente treze mas o 13º foi destruído durante uma revolta. Esses doze distritos são completamente subjugados por esse Capitólio que para relembrar a todos os cidadãos dos distritos o seu poder e dissuadir novas revoltas organiza anualmente os Jogos da Fome, uma espécie de reality show a que todos são obrigados a assistir, em que uma rapariga e um rapaz entre os 12 e os 18 anos de cada um dos distritos são colocados numa arena para lutar até à morte até que haja apenas um sobrevivente. 
A história é narrada a partir do ponto de vista de Katniss, uma jovem de dezasseis anos do distrito 12 órfã de pai que ajuda a sustentar a sua família caçando ilegalmente nas florestas que rodeiam o seu distrito, ela irá juntamente com Peeta representar o seu distrito nesta edição dos jogos. Esta jovem com um forte instinto de sobrevivência terá que conseguir desenvolver estratégias que lhe permitam manter-se viva ao mesmo tempo que tenta manter-se fiel a si própria. 
Acho que este livro aborda temas muito interessantes e muitos apropriados para o seu público-alvo, a exploração extrema da condição humana como forma de entretenimento, as consequências de regimes políticos totalitários e opressores na população e suas estratégias para manter o poder são temáticas  bastante originais embora tenha vindo a descobrir que o livro Battle Royal de Koushun Takami publicado anteriormente também tem temáticas semelhantes.
No entanto tem uma vertente que achei um pouco fraca e demasiado explorada: o romance e o desenvolvimento de uma espécie de triângulo amoroso, apesar de perceber que esta seria uma maneira de cativar mais o público jovem.
Katniss é uma personagem bastante forte, determinada e com valores morais elevados mas por vezes demasiado ingénua, o que não deixa de ser um pouco contraditório. É interessante notar a preocupação dela e do seu par em não se deixarem dominar pelo instinto de sobrevivência e permanecerem fiéis a si próprios. 
A narrativa tem alguns momentos aborrecidos e descrição de situações que se arrastam demasiado, como por exemplo os eventos que antecedem os Jogos propriamente ditos, mas após o início do concurso a narrativa prossegue a bom ritmo. Não é tão gráfico e violento como se poderia supor, tanto no livro como no filme o romance consegue desviar a atenção das mortes que sucedem. Tem alguns episódios comoventes e emocionantes mas não gostei muito das reviravoltas finais no enredo que a autora pretendeu criar. A linguagem não é muito complexa e é um livro de fácil leitura mesmo na língua original. 
Gostei do livro, não o achei excepcional, mas penso que a trilogia tem aqui uma boa base, ficamos a conhecer o ambiente social e político que se vive e curiosos por saber a repercussão que o resultado desta edição dos Jogos da Fome poderá ter em Panem, uma vez que começam a surgir certos rumores sobre o passado e presente desta nação. Certamente continuarei a ler os volumes seguintes. 

Sem comentários:

Enviar um comentário