terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Agatha Christie - Autobiografia


Título:Agatha Christie-Autobiografia
Autor: Agatha Christie
Editora: Asa
Tradução: Elsa T.S.Vieira
704 páginas, capa dura

Classificação: ***** (5/5)

Não tenho por hábito ler livros de não ficção, aventurei-me neste devido à minha admiração de longa data pela escritora e pelo preço convidativo do livro, confesso que foi uma agradável surpresa.
Ao longo desta extensa, mas nunca maçadora, obra a "Dama do Crime" leva-nos a passear pelas suas memórias numa prosa fácil de ler e em tom de conversa com o leitor.
Agatha Christie começou a escrever estas memórias em 1950 no Iraque tendo concluído cerca de quinze anos depois.
Nascida em 1890 começa por narrar a sua infância feliz em Ashfield, as suas brincadeiras de faz-de-conta, notando-se já desde pequena uma personalidade muito imaginativa. Acompanhamos o seu crescimento, as primeiras experiências amorosas e o primeiro casamento. Agatha Christie é uma dama da sua época, dando muita importância ao casamento e à importância deste na construção da vida de uma mulher. Tornou-se enfermeira voluntária durante a Primeira Guerra Mundial tendo trabalhado na farmácia de um hospital, uma experiência que seria muito útil na construção dos enredos dos seus livros. 
Começa a escrever policiais como que desafiada pela sua irmã, considerada pela família como tendo uma maior vocação literária. Acompanhamos a construção subsequente dos seus míticos personagens Poirot e Miss Marple, dos seus livros e adaptações ao mesmo tempo que vamos avançando nas suas memórias. Depois de passar por um período negro, com a morte de entes queridos e o final do seu primeiro casamento e já com uma filha decide viajar sozinha, embarcando no famosíssimo Expresso Oriente. É no Oriente que conhece aquele que viria a ser o seu segundo marido, o arqueólogo Max Malone que vem a acompanhar em várias expedições arqueológicas. O Mundo atravessa de novo uma grande guerra e a autora torna-se avó, as adaptações das suas obras tornam-se fenómenos de sucesso. 
Esta autobiografia dá-nos um retrato de uma mulher modesta, escrever nunca foi a parte mais importante da sua existência, aliás começou por considerar os seus livros como meras fontes de rendimento extra para obter o que desejava, um dos seus passatempos era escolher e adquirir casas e adorava também o seu carro. Percebemos que nem sempre teve uma vida privilegiada, tendo sofrido desgostos pessoais e algumas complicações financeiras. 
É realmente curioso perceber que embora os seus livros sejam muito conhecidos a nível mundial a sua autora sempre esteve envolvida em mistério, não propositadamente mas devido à sua timidez, esta biografia permite-nos conhecer melhor a vida recheada desta formidável autora. Faleceu em 1976, tendo a sua autobiografia sido publicada postumamente tal como tinha desejado. 
Sou uma grande admiradora dos seus policiais e como tal adorei conhecer a sua vida da forma como o fez, contando o que queria contar de uma forma tão lúcida e confessional. Recomendo vivamente a leitura desta autobiografia, especialmente a apreciadores dos seus livros.

Sinopse: Agatha Christie ficará para sempre conhecida como a Rainha do Crime. Publicada em todo o mundo, os seus livros estão traduzidos para mais de cem línguas e venderam já mais de dois mil milhões de exemplares. Um sucesso à escala planetária, ao qual a autora contrapôs uma vida pessoal envolta em mistério. Mas, embora se tivesse mantido afastada das luzes da ribalta, escreveu secretamente uma autobiografia. Publicada apenas após a sua morte, revelou-se tão fascinante que foi imediatamente considerada a sua melhor obra! Com rara paixão e audácia, Agatha Christie fala-nos sobre a sua infância no final do século XIX, as duas guerras mundiais que testemunhou, os dois casamentos e as experiências como escritora e entusiasta de viagens e expedições arqueológicas, em que participava ativamente com o segundo marido. Uma obra que revela a faca humana e surpreendentemente extravagante por detrás da mais lendária escritora do século XX. 





Sem comentários:

Enviar um comentário